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4 passos para ter uma Drogaria de Sucesso



Quando se decide abrir ou atualizar os processos de uma drogaria, nem sempre o proprietário sabe por onde começar. É fato, quem não acompanha o mercado, é engolido por ele, sendo assim, observar o ambiente com atenção antes de dar o primeiro passo faz toda diferença.


Mas fica a questão: É possível se sobressair mesmo em meio à concorrência acirrada e, às vezes, até desleal? Para a Rede Uai Farma, 4 passos são necessários.

1. Temos um ponto.


Uma boa localização é a chave para o desenvolvimento da sua drogaria. É a partir dela que serão definidos público de atendimento, produtos de maior interesse e saída e fluxo de pessoas dentro da drogaria, com base até mesmo no que acontece fora dela.

É necessário pensar também se o ponto oferece facilidade de acesso, se favorece a venda por impulso, estimulando o cliente a entrar e comprar ao ver um produto, e se há muitos concorrentes localizados nos arredores. Não se guie apenas por preço de aluguel ou de compra de imóvel, pondere se o mesmo irá garantir rentabilidade a longo prazo.

2. Idealize e realize.

Drogaria que funciona tem uma equipe que caminha junto. Desde o proprietário que sabe quais são suas responsabilidades enquanto dono, até o time de vendas treinado, não podem haver pontas soltas. Quando se fala em área operacional, é preciso ter controle de custos para identificar se as vendas dão retorno à drogaria, bem como acompanhar seus números, aplicando ações de correção quando necessárias.

Já no que diz respeito a qualidade de serviço prestado ao cliente, é essencial que hajam ações de fidelização e bom relacionamento entre quem compra e quem vende. Também faz toda diferença entender que mix de produto não é, necessariamente, sobre variações de um mesmo produto, e sim sobre assertividade.


3. O Marketing é a alma do negócio.

Quem tem preço, condição e qualidade e não comunica isso ao público, não tem nada. Diferenciais competitivos precisam ser de conhecimento do cliente, para que ele prefira comprar na sua drogaria ao invés da concorrente. Não deixe que datas como aniversário da drogaria, dias comemorativos (mães, pais, namorados, entre outros) passem em branco, pois estas são oportunidades de engajar nas redes sociais e vender no ponto de venda.

E para que seu cliente fique realmente satisfeito, lembre-se: os layouts interno e externo precisam estar ok. Fachada que comunique a identidade da drogaria, time de vendas uniformizado e posicionamento inteligente de móveis e produtos garantem fluidez na experiência do cliente.


4. Relacionamento + condição = boas vendas.

Ninguém anda sozinho, e a indústria farmacêutica sabe disso. Seja sua drogaria nova no mercado ou com anos de experiência, é crucial saber que visitação, condições de compra e inclusão em ações especiais só chegarão se houver um relacionamento saudável com representantes e fornecedores.

Dessa forma, sua drogaria é priorizada e pode comprar bem para vender mais. Mas não se esqueça: antes de aplicar descontos para atrair clientes, monitore fatores como a precificação em relação aos concorrentes e a própria condição comercial. Isso permite que seu negócio fuja de preços agressivos demais ou de menos e, principalmente, do prejuízo no final do mês.


Ainda precisa de mais?

A abertura ou atualização de processos de uma drogaria segue padrões, no entanto, é necessário analisar caso a caso para entender singularidades. Na dúvida sobre como inaugurar ou otimizar a sua drogaria, a Rede Uai Farma está à disposição para um bate-papo.


De segunda a sexta, das 8h às 18h, fale com a gente via telefone (35) 3266-1781, ou envie uma mensagem diretamente pelo site. Vamos ajudá-lo a crescer!


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